quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sobrevivemos à primeira semana, de escola, no campo!


O limite de saída de casa é às 07:45. Deixamos a cozinha, o cheiro a café para trás, a bisavó fica a acenar, entre portas, e as miúdas correm para o jipe. Já descobrimos o melhor caminho para Santiago. Por montes adentro, vemos, bem cedo, o sol a começar a aquecer. 
OLho para a estrada, de terra, e as comparações amontoam-se na minha cabeça. 
Passei por um único carro, em todo o caminho! Parece a brincar mas não é! Os 45 Mn de trânsito na A5, onde nos perdíamos entre o stress de chegar atrasados e a vontade de percorrer os 15 km, na faixa lateral...deram agora lugar a 20 Mn de conversa entre irmãs e uma observação, genuína, do que nos rodeia. 
Voltemos à estrada rural. Estradas rurais, mesmo. Daquelas que fazem o jipe dançar. Nunca paramos, não nos cruzamos com ninguém, a não ser em Cruz de João Mendes, onde vemos, nesse caminho, às vezes, crianças, em grupo, à beira da estrada, à espera da rodoviária. 
Já nasceu um bezerro, numa destas viagens, já nos perdemos a filmar o acontecimento, já sentimos que isto é uma paz e que, em momentos chave, podemos fazer uma pausa e celebrar a vida.
A mais velha, a Maria do Mar, começou as aulas na segunda-feira. Dez anos de vida. Nova. Directamente do colégio, do Restelo, para a escola pública, no campo. A ansiedade do primeiro dia deu lugar ao telefonema diário: "mãe, posso ficar mais tempo? Estou a divertir me tanto!".
Também deu lugar Ao que não tínhamos antes: "mãe, hoje tive um furo e não havia professor de substituição". Assim como ao impensável para Lisboa: entrou no ensino artístico e Havia vagas para todos! Ficou com o instrumento que escolheu e as aulas já começaram! 
Depois de 4 anos de Orquestra Metropolitana de Lisboa, 4 anos de piano e 4 anos de 180 euros, por mês, em Musica, nasce, nas nossas vidas, um novo conceito de escola: conservatório - escola de artes de Sines- vai à escola pública e os pais não pagam! 
Voltemos ao instrumento:) diria que a minha filha está integrada no campo quando larga o piano e avança em Acordeão! :)
Uma semana de ensino público significou, até agora, testes de diagnóstico, disciplina a disciplina deram, pouco mais do que o material a comprar mas, a boa notícia é que a organização da escola me parece surpreendente!
Vindo mal habituada do Parque, bilingual School, no Restelo, imbatível em organização, esta escola, no campo, deixa me dormir tranquila. Simpáticos, responsáveis, professores fixos, com anos de casa, - falei mais de 10 vezes ao telefone com um elemento da direcção- sempre acolhedora e disponível- fazem me imaginar que posso aqui viver feliz, para sempre...(vamos contando novidades)!
Entre Grandola e Santiago iniciámos uma nova vida. Esta quarta-feira, demos início, em família, aos prazeres do mundo rural: a piscina. (Já lá vamos).
De manhã, A mais velha e a mais nova ficam na escola (em relação à mais nova, falaremos mais tarde), vamos, o meu marido e eu ao café Serra. (A Alice também lá passa, sempre, para dizer bom dia e já lhe respondem um agradável: "bom dia, Alice!").
Esta quarta feira tínhamos prometido que quando as fôssemos buscar íamos à piscina pública. 
Ora, o que é isto de piscina pública, em Santiago? 
Um género de edifício, ao estilo do racket Club, da quinta da marinha, em Cascais, com as mesmas janelas de vidro, de alto abaixo, com verde e vegetação, com relva e infra estrutura nova. A maior diferença é nos preços! Por cerca de 10 euros, por mês, cada uma das miúdas tem aulas! Piscina olímpica para adultos e piscina para crianças, gigante! Brinquedos, pranchas, tudo o que temos direito!
A quem já vivia com esta descoberta das mordomias do Estado (onde vemos algum do nosso dinheiro, bem investido), nada de novo, mas, para quem, como nos, desconhecia este movimento de vida, saudável, feliz e em conta, estamos MARAVILHADOS!
Hoje fomos conhecer uma quinta onde estão a terminar as vindimas, com quem vamos desenvolver novas histórias, projectos, comunicação. - a seu tempo vão conhecer-.
Já vos disse que a Maria do Mar começou a falar com sotaque?!dez anos de vida. Dez anos em Lisboa. Dois meses no Alentejo. Uma semana de escola! 

Sejam bem-vindos às nossas semanas no campo. Do campo para a cidade. São as NOTÍCIAS DA TERRA. Quando as notícias chegam da Terra, chegaremos nós!

Correio para: thestorylovers@gmail.com
In Terra do Sempre 

Sem comentários:

Enviar um comentário